28/04/08

Day #57

The naked truth is always better than the best dressed lie.

-- Ann Landers, born 1918

---...---
You can't do anything about the length of your life, but you can do something about its width and depth.

---...---

If you want to know what a man is really like, take notice how he
acts when he loses money.

-- New England Proverb

---...---


Que dia é hoje? E de que ano? Um rápido olhar para o seu relógio, telemóvel ou canto do ecrã do computador dar-lhe-á imediatamente a resposta. Mas será a resposta certa? Há comunidades sauditas que hoje acordaram para o décimo sétimo dia do mês Rabi II de 1429. No Irão, vive-se o dia 5 de Ordibehesht de 1387. A religião judaica rege-se actualmente pelo ano 5768. O hinduísmo conta com 5106 anos desde o início da sua última era. Todos tentam basear-se num calendário perfeito, uma demanda tão antiga como a própria consciência humana do tempo.

DELIMITAR O INFINITO

Como um dos mistérios fundamentais do universo, o tempo sempre fascinou profundamente o ser humano. Cientes da nossa inevitável mortalidade, tentamos desesperadamente orientar-nos nas ondas do tempo, cunhando marcos do nosso passado para melhor prepararmos o futuro. O calendário é o fruto desta odisseia.

A Natureza deu sempre uma ajuda. Os equinócios e solstícios providenciaram aos astrónomos da Antiguidade alguns dos mais importantes instrumentos para definir durações precisas de dias, semanas, meses, estações e anos. Mas o rigor da matemática revelou-se um obstáculo hercúleo, pois dita que o ano solar tem 365,25 dias - e a primeira regra crucial para um calendário universalmente eficaz ao longo de milénios é a utilização de números inteiros.

CALENDÁRIOS LENDÁRIOS

Os egípcios foram os primeiros a apresentar uma solução prática para o problema. Alicerçada na agricultura, esta civilização regulava fundamentalmente a sua vivência pelas diferentes estações sazonais. Consequentemente, o seu calendário estipulava um ano de 12 meses, cada qual com 30 dias, seguindo-se cinco dias de festejos no final do ano. Eram 365 dias exactos, que inevitavelmente se iam desalinhando cada vez mais em relação ao real ano solar com o passar das décadas, uma discrepância que os egípcios aceitavam com naturalidade.

Júlio César via benefícios na simplicidade deste método, mas Roma seguia o caminho lunar, mais labiríntico e supersticioso. 355 dias, escalonados em 12 meses, uns com 31 dias, outros com 29 (para evitar o mau agouro dos números pares), davam aos sacerdotes romanos grande controlo sobre a política civil e militar - em especial quando, alegando a necessidade de alinhamento com as estações, inseriam um mês intercalar adicional a seu bel-prazer, granjeando ainda mais influência na sociedade romana.

Mas a vontade imperial vingou. César adoptou os 365,25 dias do ano solar, reordenou a duração de cada mês e impôs um ano bissexto, decisões que hoje marcam o nosso moderno calendário, palavra ela própria com origem nas calendas, o primeiro dia de cada mês romano.

UMA LUTA CONTRA O TEMPO

Passaram-se mais de 1600 anos antes de um novo ajuste, impulsionado pelo pânico da Igreja ao dar-se cada vez mais conta de que o equinócio da Primavera, vaticinado séculos antes pelo Concílio de Niceia como data de celebração da Páscoa, já não recaía no dia 21 de Março, como previsto, mas sim quase 12 dias antes. Os 11 minutos e 15 segundos de discrepância anual do calendário juliano tinham-se acumulado tanto que abalavam agora o pedestal máximo da cristandade.

A questão era tão delicada que durante décadas vários sumos pontífices não se atreveram a abordá-la. Mas o espírito pragmático do Papa Gregório XIII levou-o à acção. Aos 80 anos, apresenta à Europa católica a sua proposta de reforma do calendário, que Portugal, Espanha e Polónia aceitam de imediato. Nestes países, ao dia 4 de Outubro de 1582 sucedeu-se o dia 15 de Outubro de 1582, um salto indispensável para realinhar o calendário. E, com o novo modo gregoriano de inserção de anos bissextos, só daqui a 28 séculos será necessária outra reforma.

Hoje, é ao ritmo do calendário gregoriano que quase todo o mundo gira. Mas há quem busque alternativas. O que acha de festejar o Natal todos os anos no mesmo dia da semana? E se todos os meses tivessem o mesmo número de dias? Ou que tal um novo mês chamado Colombo entre Novembro e Dezembro? Tudo é possível nas recentes propostas para novos calendários mundiais. Mas, se quiser rejuvenescer alguns anos, converta-se ao calendário da Etiópia e viva novamente a passagem do ano 2000... celebrada em 2007.

---

Latitude: 38°25'19"N
Longitude: 9°15'07"E

Sem comentários:

Powered By Blogger